sábado, 22 de março de 2014

8 características do Bitcoin que você deve conhecer

 

8-caracteristicas-do-Bitcoin-que-voce-deve-conhecer

 

Você já deve saber, ou não, que o Bitcoin é uma moeda digital, descentralizada e deflacionária, minerada de maneira semelhante ao ouro, só que em vez de picaretas e outros instrumentos, são usados computadores conectados à internet. Juntos, estes computadores trabalham 24 horas por dia, resolvendo cálculos matemáticos complexos. Este trabalho resulta na “produção” do Bitcoin, ou seja: um grupo de pessoas espalhadas, em qualquer lugar do mundo, se reúnem num pool de mineração e juntas, colocam seus computadores interligados, num esforço mútuo de mineração.

Diferente das moedas fiat como o Dólar, Euro, Real, entre outras, o Bitcoin não é uma moeda física em que você possa tocar, trata-se de bits, dados eletrônicos e criptografados que circulam na internet com a mesma velocidade que você envia uma mensagem de email, isso mesmo, enviar e receber pagamentos de Bitcoin e outras moedas digitais, é semelhante ao envio de um simples email.

8 características do Bitcoin que você deve conhecer

Velocidade: Como dissemos acima, as transações envolvendo Bitcoins ocorrem como o envio de uma simples mensagem de email. Para receber ou enviar uma ordem de pagamento ou recebimento, basta que você tenha um endereço Bitcoin e uma carteira digital chamada de wallet, para enviar ou receber a moeda.

Sem taxas ou impostos: As transações Bitcoin são gratuitas. No entanto, recomenda-se incluir uma irrisória taxa de 0,0005 BTC em suas transações, a fim de acelerar o processo de verificação. Isso faz com que a rede de transações Bitcoin seja a mais barata do planeta, com praticamente zero de taxa.

Segurança: As transações Bitcoin são feitas por meio de algorítimos criptografados, o que a torna 100% seguras. Uma vez enviado a moeda, não há como cancelar o envio, não é possível charge-backs, por isso, você pode ficar despreocupado, uma vez que alguém lhe enviar um pagamento, em questão de minutos, seu dinheiro estará em sua carteira.

Facilidade: Você guarda seus Bitcoins em sua carteira, que é configurada com um ou mais endereços Bitcoin, a partir dela, você envia e recebe pagamentos. Não é preciso documento de identidades, CPF, nome, endereço, telefone, nada disso é necessário.

Sem fronteiras: Diferente das moedas fiat, O Bitcoin não é uma moeda de um ou grupo de países, ela não está limitada a um território nacional. Você pode enviar Bitcoins para qualquer lugar do mundo, em questão de minutos dispensando todas as burocracias que envolvem envios de dinheiro para outros países, por meio de bancos e outras instituições financeiras.

Descentralizada: O Bitcoin não é controlado por nenhum banco, nem por nenhuma empresa privada, pois se trata de uma moeda digital P2P, são semelhantes aos arquivos torrent que você provavelmente já deve ter feito o download da internet.

Deflacionária: A deflação do Bitcoin pode ser gerada por uma procura agregada inferior à da oferta da moeda potencial e daqui pode ganhar um ritmo próprio ao estabelecer-se na economia criando expectativas de deflação para os anos futuros.

Open Source: Tanto o desenvolvimento da moeda assim como das carteiras são de código aberto e mantidos por uma comunidade ativa em torno do Bitcoin.

0 comentários:

Postar um comentário